Cinco
Caso você se interesse
Uma série
Não é novidade, mas, caso ainda não conheçam, assistam a Slow Horses, sobre uma equipe de segunda (terceira?) categoria do MI5 liderada pelo fantástico Lamb (Gary Oldman — só por ele já vale binge watch it).
Um livro
Um defeito de cor é colossal. Mais de 1200 páginas que, para mim, transcorreram sem interrupção. Não é apenas um livro, é um tratado sobre os caminhos forçados que a cor da pele determinou no Brasil e na África. Não se deixem assustar pelo tamanho, vale mais do que uns 10 livros lidos esse ano.
Um filme
Caso ainda não tenha assistido a Anatomia de uma queda, não tenho como recomendar o suficiente. A ideia da percepção da sociedade versus os fatos, a subjetividade de uma verdade e Sandra Hüller como atriz principal foram grandes acertos, mas o que me deixou mais envolvida foi o quanto continuei pensando no filme depois e como novas nuances, novos insights foram aparecendo (exemplo, o fato do filho cego ser a única testemunha).
Um podcast
Tenho ouvido muito Fio da meada com a Branca Vianna, uma das melhores hosts de podcast jornalístico no Brasil. O último, sobre a chacina no Rio com a vereadora Talíria Pontes, está muito emocionante (no sentido de revoltante) e precisa ser ouvido. Um episódio de junho com Ana Paula Araújo é dos mais importantes, principalmente dado meu histórico de assédio sexual (leia os relatos aqui, aqui, aqui, aqui e aqui).
Um substack
Recebo muitas newsletters por dia e algumas, infelizmente, acabo apagando sem nem ler por falta de tempo. Agora, se tem um substack que nunca apago sem ler é o da Noemi Jaffe. Às vezes não consigo dar atenção a ele no mesmo dia em que sai, confesso, mas deixo guardado no meu inbox até ter uma brecha.


